Notre-Dame está a arder! Não é possível!... Tínhamos lá estado no Domingo anterior. Tínhamos ficado encantados com este monumento gótico que é o centro de Paris e um dos locais mais visitados do Mundo. A sua fachada exterior Oeste com as duas torres, as suas esculturas, as gárgulas e a enorme rosácea que encima as suas portas de entrada de uma beleza sóbria mas imponente, parece estar salva em grande parte. Mas, muito das outras zonas da Catedral, ficou destruído.
Fachada Oeste da Catedral
Parte Este da Catedral
Chegámos, então, pelas dez da manhã daquele Domingo... Alguns fiéis assistiam atentamente à missa que decorria junto ao altar-mor completamente desligados dos turistas que, tal como nós, depois de um momento de recolhimento, deslizavam pelas partes laterais da Catedral, observando a beleza dos vitrais que transmitiam uma luz tão própria daquele local sagrado...
No centro da nave principal, junto ao altar-mor, um coro acompanhava a missa com cânticos que ainda mais tornavam místico este lugar, cheio de obras de arte que, como viemos a saber, foram sendo, em grande parte, oferecidas todos os dias primeiros de Maio pelos trabalhadores parisienses ao longo dos últimos séculos. E que, felizmente, parecem ter sobrevivido à fúria das chamas, sendo retirados do local para preservação e restauro, apesar dos danos causados pela água que se utilizou para apagar o fogo.
Acordes do órgão da Catedral de Notre Dame, gravados no último Domingo antes do incêndio que o danificou para sempre...
(Gravação feita pelo JP)
(Gravação feita pelo JP)
Zona Este da Catedral
Naquele Domingo, quando saímos, a missa ainda decorria e os cânticos, que acompanhavam o órgão que ficou destruído no incêndio, ainda se faziam ouvir... Hoje, também as magníficas rosáceas, Norte e Sul, estão muito danificadas. Estas poderão vir a ser reconstituídas mas nunca com as técnicas de vitral seguidas pelos alquimistas que os criaram e que para sempre ficarão perdidas no tempo.
Rosácea principal norte
Rosáceas mais pequenas da parte sul da Catedral
Notre-Dame de Paris renascerá de novo das cinzas... Tal como aconteceu ao longo de toda a história deste local de culto, que foi sofrendo transformações ao longo dos séculos, voltará a erguer-se com toda a sua beleza e glória, embora não seja a mesma coisa, já que muito do que for reconstruído ou restaurado deixará de ser contemporâneo de séculos de História de Paris, da França e até do Mundo... No entanto, será mais uma etapa dessa mesma História, que voltará a ser preservada para as gerações vindouras.
Vista da parte Sul da Catedral a partir da margem do Sena
Tal como naquele Domingo soalheiro de início de Primavera em que a visitámos, o rendilhado magnífico deste tributo a Nossa Senhora que é a Catedral de Notre-Dame, voltará a resplandecer com materiais mais modernos, mais seguros e igualmente belos procurando respeitar a sua traça destruída pelo fogo...
Tentando aceitar o inevitável, pelo qual parece não ter havido responsabilidades de destruição intencional, é pensar que Notre-Dame de Paris renascerá da união dos parisienses e até mesmo de muitos outros cidadãos do Mundo que a sentem como um pouco sua, fazendo parte da nossa memória colectiva.
(Primeira foto retirada da NET, seguintes tiradas por J.P.)