sábado, 10 de novembro de 2018

PRECE (Fernando Pessoa na voz de Maria Betânia)





PRECE
(Fernando Pessoa na voz de Maria Betânia)



Senhor que és o Céu e a Terra
Que és a vida e a morte.
O Sol és tu e a Lua és tu,
E o vento és Tu também.
Onde nada está, Tu habitas.
Onde tudo está __  o Teu templo.
Eis o Teu corpo.
Dá-me alma para te servir,
E alma para te amar.
Dá-me vista para Te ver sempre no Céu e na Terra,
Ouvidos para Te ouvir no vento e no mar,
E mãos para trabalhar em Teu nome.
Torna-me puro como a água,
E alto como o Céu.
Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos,
Nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos.
Faz com que eu saiba amar os outros como irmãos,
E Te servir como a um pai.
Minha vida seja digna da Tua presença,
Meu corpo seja digno da Terra __ Tua cama.
Minha alma possa aparecer diante de Ti como um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o Sol, para que eu Te possa adorar em mim.
Torna-me puro como a Lua, para que eu Te possa rezar em mim,
E torna-me claro como o dia, para que eu Te possa ver sempre em mim.

Senhor, protege-me e ampara-me
Dá-me que eu me sinta Teu.
Senhor, livra-me de mim.




Quantas dúvidas temos quanto às verdades das nossas próprias palavras e dos nossos sentimentos. Quais destes frutos são os verdadeiros?!… Muitas vezes pintamo-los numa tela ou num poema ou ainda os  esculpimos para os perpectuar no tempo, para manter vivo aquilo que só a Natureza, Deus ou um Senhor conseguem. Qualquer que seja a nossa Fé, precisamos dela para podermos encontrar um sentido na vida. Hoje, chegou-me esta prece escrita por esse poeta que aprendi a admirar por poemas como este e com os quais me identifiquei tanto ao lê-lo, apesar de toda a minha ignorância daquilo que é Literatura __ Fernando Pessoa. Poema este que nos chega nessa grande voz e mulher que é Maria Betânia. Será que é mais um sinal?!… Como diz  Sophia de Mello Breyner: " Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro, Sabendo que o real o mostrará." Tanto quero acreditar, porém, é uma procura que não pára nunca… E não estou sozinha nessa busca. Será que, também por isso, tanta gente gosta de Fernando Pessoa?!... Sem o saber, tenho vindo à sua descoberta. Sem saber também serei ATEIA, ou será que acredito num Senhor que me poderá livrar das minhas dúvidas?!… Então, como se justifica a nossa existência bem como os nossos pensamentos e sentimentos?!... Afinal, o que somos nós?









Sem comentários:

Enviar um comentário