segunda-feira, 19 de novembro de 2018

PODEREMOS SONHAR COM UMA NOVA OPORTUNIDADE?!...




 

(Exposição na galeria Tons da Baía, Cascais - Julho 2006)(*) 

Recomeçar __ há quase sempre uma nova oportunidade. Esqueçamos os erros do passado e aprendamos com ele. Tempos houve em que os nossos artífices eram aceites em toda a Europa pela qualidade do seu trabalho __ mecânicos, torneiros e tantas outras profissões que eram aprendidas nas escolas comerciais e técnicas. Perdemos isso. Agora exportam-se médicos, enfermeiros, doutores e engenheiros. Pondo-se no prato da balança o que mais vale?!… O seu valor está na qualidade do seu trabalho, na sua mão de obra, na sua cultura seja ela generalista ou especialista em qualquer coisa. O que interessa é acreditar em que isso é possível, não desistir nunca dos nossos sonhos, acreditar neles e ir em frente…

Fui professora. Já não o sou. Mas também serviu para entender um pouco da sociedade que temos. E verificar que concretizar sonhos sempre é possível.


Há poucos anos atrás, foi assim:

>Encontrei-a uns anos depois de ter sido minha aluna. Era uma aluna responsável, simpática e empenhada. __”Olá !... Então por aqui?”; __” É verdade “stora”, cortaram-me as pernas. Tirei o 12º ano e, agora, só posso estar atrás de um balcão. Não dá para mais.”

>Foi um aluno interessado, em tudo que não fosse debitar matéria em aula. Até fez parte de um pequeno grupo de rapazes que, voluntariamente, pintaram o nosso “Clube de Ciências”. No entanto, chegou a deitar a cabeça no tampo da mesa na minha aula. Quando lhe perguntei porquê, recebi a seguinte resposta. __” Porque não é isto que eu quero. Quero ser mecânico. Quando acabar o 9º ano é o que farei... Vou para uma oficina aprender mecânica de automóveis. E foi. Mais tarde, encontrei-o por acaso. Afirmou orgulhoso: __”Hoje, sou feliz. Gosto do que faço”.



Por estes últimos tempos, tem sido assim:

>Fui arranjar o cabelo a um salão que não era habitual. Encontrei mais uma ex-aluna. Era uma aluna engraçada, agradável mas a quem os estudos pouco lhe diziam na altura. Hoje, trabalha num cabeleireiro mas vai continuar a estudar. Porque, para  cabeleireira pode ser necessário formação especializada... 

>Super simpática. Boa profissional a atender o público, despachada. Está a um balcão de dia estuda à noite para ser Economista. O curso está a ser feito com facilidade... 

>Também aquele rapaz, que era um reguila na escola, trabalha e estuda ao mesmo tempo. Soube-o ontem quando o ouvi combinar com um colega que lhe levou os apontamentos para lhe facilitar a vida, enquanto ele estava no seu trabalho que desempenha com todo o profissionalismo… 

 >Um moço eficaz, com sentido estético, os pais não têm condições para o manter a estudar, quer recomeçar a estudar no campo das artes gráficas…  

Tal como tantos e tantos casos de alunos que foram meus. Todos eles têm em comum: a aspiração a terem uma nova oportunidade e a vontade de concretizar os seus sonhos. 


 



Porque é que, um Dr. ou um Eng., há-de ter mais “valor” do que um bom sapateiro, torneiro ou padeiro? Porque “tiveram mais estudos”? E, isso, que importa, se cada um for bom na sua área? Evidente que há diferenças, mas essas estão na qualidade do trabalho prestado. E é isso que podemos ter, HOJE, assim o queiramos e tenhamos coragem de não desistir dos nossos sonhos. Se lutarmos por isso, poderá haver uma nova oportunidade…




Sem comentários:

Enviar um comentário