segunda-feira, 1 de outubro de 2018

DOURO - CALDAS DE AREGOS - UMA PARAGEM NO TEMPO OU NOVOS RUMOS?!...




Manhã cedo ainda se faz sentir a frescura da noite para o começo de um dia que se adivinha quente. Setembro está acabar, mas o Verão tardio ainda se faz sentir.


Caldas de Aregos é uma vila que teve os seus tempos áureos no século XX, anos 40, quando as suas termas eram chamariz de gentes que vinham em busca de tratamentos sobretudo para o reumático. Foi assim durante anos com a avó do meu pai e tantas outras gentes que, das redondezas ou de longe (até mesmo do estrangeiro), para lá se deslocavam para ir a banhos nas águas "milagrosas" das termas. A minha bisavó fez parte dos utentes habituais das Caldas que para lá se dirigiam por períodos compreendidos entre os meses de Maio e Outubro. No entanto, a história das termas remonta ao século XII, altura em que a Rainha D. Mafalda aí criou uma albergaria para tratamento de várias doenças.




Com a construção da Barragem do Carrapatelo e Invernos rigorosos a estância termal fechou no final dos anos 70. Mais tarde, em 1992, foi construído o actual balneário. Em 2009 o município adquiriu as termas das Caldas de Aregos e parte importante do seu património com o objectivo de impulsionar as dinâmicas necessárias para transformar as Caldas de Aregos num destino atractivo para o investimento privado e num destino turístico de excelência.

Consegue-se ver hoje em dia esse esforço, sobretudo com a marina resguardada na margem do rio de onde partem barcos de recreio e turísticos para passeios neste troço do rio Douro aconchegado por uma paisagem paradisíaca.







Porém, não há grande oferta para nos instalarmos neste recanto do Rio Douro. Mas, o  Douro Marina Hotel e Spa é uma opção de qualidade, onde as instalações remodeladas são agradáveis assim como o atendimento do seu pessoal simpático e atencioso.


No entanto, mesmo ao seu lado, ainda estão por recuperar vestígios dos tempos áureos deste lugar tão apreciado em várias épocas da sua história. Caldas de Aregos é um local que querem voltar a reactivar, apesar da estrada de acesso ser pouco fácil, mas que ainda assim não ficará demasiado longe do Porto. 




Quem sabe o seu futuro possa não passar apenas pelas suas águas termais mas também pela sua localização duma beleza sem par junto a um Douro que oferece as suas águas para passeios inesquecíveis nesta zona acidentada e tão bela a norte de Portugal.






(Fotos tiradas em Setembro de 2018)





Sem comentários:

Enviar um comentário